A Lux Concept é uma empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência, perita na produção e desenvolvimento de Sistemas de Iluminação Eficientes.

No âmbito da qualidade na produção e comercialização, a Lux Concept está certificada pela ISO 9001, o que lhe tem garantido, desde 2008, a liderança no fornecimento de equipamentos LED para interiores e exteriores. Atenta às mais recentes tecnologias, a empresa garante não só a qualidade e rigor no decorrer de todos os processos de fabrico, como também o cumprimentos de todas as normas e procedimentos no que diz respeito à produção e testes de luminárias LED.

Empenhada num plano de internacionalização, a Lux Concept marcou presença em 2015 na feira Project Qatar & Stone Tech, no Qatar, estando também prevista a sua participação na feira internacional de iluminação, tecnologia LED e gestão inteligente de edifícios (Light Middle East) realizada entre os dias 17 e 19 de Outubro de 2017, no Dubai.

Porquê utilizar a iluminação LED?

Actualmente, face à pressão constante para que todos nós assumamos uma responsabilidade ecológica e de eficiência energética, as lâmpadas LED surgem como a melhor alternativa às lâmpadas convencionais, inclusive às lâmpadas economizadoras.

Um LED (Light Emitting Diode) significa díodo emissor de luz e consiste num componente electrónico semicondutor, cujas propriedades permitem transformar energia eléctrica em luz visível. Ao contrário do que acontece com as lâmpadas convencionais (incandescentes), que emitem um espectro contínuo, as lâmpadas LED emitem uma cor específica (verde, vermelha, azul ou amarela), de acordo com o material semicondutor utilizado.

Inicialmente os LEDs existiam apenas na cor vermelha e eram utilizados como indicadores de estado (ligado ou desligado) em rádios, televisões, entre outros equipamentos. Posteriormente surgiram os LEDs de cor amarela e verde, tendo a tecnologia ficado limitada durante décadas a essas 3 cores. Mais tarde, as tecnologias de semicondutores permitiram o desenvolvimento de LEDs mais pequenos, com outros formatos e com um brilho mais intenso. Com o aparecimento da tecnologia InGaN surgiram os LEDs de cor azul, verde e ciano o que levou à obtenção do LED de cor branca, ficando assim coberto todo o espectro de cores. Os LEDs são pois pequenos, compactos, possuem um tempo de vida útil longo e podem ser utilizados de forma extremamente versátil.

Vejamos então mais ao pormenor algumas vantagens associadas à utilização de lâmpadas LED da Lux Concept:

• Durabilidade

Uma vez que os LEDs aquecem pouco e não se gastam, prevê-se que a sua vida útil supere facilmente as 50 000 horas (entre 8 a 10 anos) sem haver necessidade de troca. Para além disso, a luz é gerada de forma imediata, evitando desgastes e desperdícios.

O facto de aquecerem pouco irá prevenir o envelhecimento precoce dos materiais envolventes (difusores, cablagens e suportes), reduzindo assim o volume de detritos.

Como não possuem filamentos nem vidro, tornam-se bastante mais resistentes a impactos quando comparadas com outro tipo de lâmpadas.

• Ambiente

As lâmpadas LED não incluem na sua concepção mercúrio nem outras substâncias tóxicas. Para além disso não emitem infra-vermelhos nem raios ultravioleta o que permite preservar o oxigénio do meio ambiente.

As lâmpadas LED praticamente não libertam calor, ou seja, 95% da energia aplicada destina-se à produção de luz.

As lâmpadas LED da Lux Concept reduzem consideravelmente as emissões de CO2 para a atmosfera o que irá contrariar o efeito de estufa.

• Eficiência
Na busca de uma significativa melhoria na eficiência energética, a iluminação LED permite uma poupança de energia de cerca de 80% (reflectida na conta de electricidade), ou seja, é capaz de produzir mais luz (lúmens) por watt consumido. Para uma empresa ou entidade pública, onde a quantidade de lâmpadas utilizadas será certamente elevada, esta será sem dúvida uma das vantagens mais apreciadas.

• Versatilidade
As suas reduzidas dimensões permitem que este tipo de luminárias se possa adaptar a todos os espaços, de modo a criar diversos ambientes, sendo por isso ideais para exposições de arte, festas temáticas entre outras aplicações, tanto em residências, em espaços comerciais como na indústria.

O elevado Índice de Restituição Cromática (IRC > 85) e a utilização de sistemas RGB (Red Green Blue) fazem com que as lâmpadas LED da Lux Concept emitam uma luz limpa e num leque quase infinito de cores utilizando apenas um único sistema de iluminação.


× Em que podemos ajudar?