O mundo tem-se rendido às lâmpadas LED, reconhecendo os seus inúmeros benefícios no que diz respeito à economia, durabilidade e qualidade das mesmas. Se, no meio doméstico, as mais-valias deste tipo de lâmpada tem vindo a ser cada vez mais enfatizadas, é natural que, nas instalações industriais e comerciais, estas também o sejam.

Relativamente às lâmpadas tradicionais, as lâmpadas LED são, pois, uma opção de rentabilidade superior, tendo um consumo largamente menor e um tempo de vida substancialmente superior. Menos energia dissipada e uma maior durabilidade fazem também parte dos pontos positivos deste tipo de iluminação, que tem, gradualmente, vindo substituir as tradicionais lâmpadas incandescentes.

Claro está que, se no meio doméstico, onde o consumo de eletricidade é menor, o uso de lâmpadas LED corresponde a faturas de luz inferiores; quando falamos de iluminação industrial falamos, também, de uma poupança muito superior. Iluminação quase constante, com áreas vastas e cujas exigências de intensidade luminosa são maiores são algumas das características procuradas por quem visa iluminar o seu espaço industrial ou comercial. E é justamente a estas necessidades que a iluminação LED vem dar resposta.

1. Segurança e produtividade

Com o recurso às luminárias LED, é possível conseguir uma iluminação industrial adequada, eficaz e que permita aos usuários do espaço um trabalho seguro. Na verdade, o uso de luminárias LED pode até, segundo se tem vindo a observar, contribuir para o aumento do desempenho e da produtividade industrial. Esta associação prende-se, pois, com o facto de a iluminação LED permitir uma maior intensidade luminosa, o que promove o bem-estar dos trabalhadores e ajuda a aumentar o seu desempenho, ao mesmo tempo que reduz o índice de erros e falhas. Um bom exemplo deste tipo de iluminação industrial LED são as luzes de varrimento superiores, de cor azul.

2. Economia e poupança

Custos de manutenção inferiores, maior tempo de vida, possibilidade de fazer um controlo inteligente da luz e robustez acrescida são algumas das características das luminárias LED que as tornam adequadas para garantir a poupança na iluminação industrial.

Além disso, os custos de instalação são também menores, devido à facilidade do processo, havendo uma redução ao nível dos custos em todas as fases de utilização.
A esta poupança é ainda preciso somar a responsabilidade social, já que a iluminação LED poupa, também, o meio ambiente.

3. Resistência e qualidade

Segundo a Norma Europeia EN 12464-1, para que sejam cumpridos os requisitos necessários no que respeita à iluminação industrial, é necessário que se tenham em consideração as condições ambientais.

No meio industrial, como bem sabemos, as lâmpadas estão sujeitas a agressões derivadas de humidades, poeiras, vibração ou tensões térmicas elevadas, sendo necessário o recurso a luminárias mais robustas e resistentes, bem como a formas de proteção deste tipo de luminária.

A Iluminação LED é, também aqui, uma das melhores opções para a iluminação industrial, sendo extremamente resistente a todas estas condições.

4. Especificidade e aplicação

Para dar resposta às necessidades da iluminação industrial, a iluminação LED tem também, progressivamente, vindo a tornar-se mais especializada.

A sua diversidade no que diz respeito à cor, por exemplo, permite que em meios industriais e comerciais se criem ambientes adequados às atividades. As suas muitas características e formatos vêm, também, cada vez mais, dar resposta às necessidades deste tipo de indústria, permitindo diferentes tipos de iluminação, adequados ao tipo de atividade e às necessidades de cada espaço.

Um exemplo disso será, por exemplo, a Luminária LED Theia, de utilização interior ou exterior e que se adapta a locais onde exista poeira ou humidade, tendo uma robustez elevada e um design muito funcional. Como esta, também a Campânula Industrial LED se adequa à aplicação em pavilhões industriais como fábricas, armazéns ou oficinas. Na sua versão UFO, esta fornece ainda a possibilidade de uma instalação em locais elevados, sendo fácil de instalar e tendo baixos custos de manutenção.

Desta forma, a iluminação industrial encontra muitas mais-valias no recurso às iluminação LED, podendo com estas garantir a total funcionalidade e rentabilidade da empresa.

Vamos falar sobre o seu futuro projeto?

Fornecemos suporte e aconselhamos as melhores opções para a iluminação correta do seu espaço

Contacte-nos
Subscreva a newsletter
Receba todas as novidades e notícias sobre iluminação LED

Registe-se agora!