As lâmpadas LED têm revolucionado a iluminação das habitações. Cada vez mais, as vantagens da iluminação LED chegam até nós, apresentando-se como uma forma mais económica, prática e versátil de garantir que a casa está bem iluminada.
Apesar de fatores como a sua eficiência, consumo e vida útil abonarem a favor das lâmpadas LED e fazerem com que estas ganhem cada vez mais adeptos, a verdade é que a troca das lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas LED cria, ainda, algumas questões nos utilizadores das antigas formas de iluminação.

Uma das questões que surge, dentro desta temática, é se a troca das lâmpadas da casa para lâmpadas LED permitirão ao usuário manter o tradicional casquilho E27, comumente apelidado de “casquilho grosso”.
Hoje é sobre esta temática que nos debruçaremos, para que saiba se a iluminação LED é, ou não, compatível com este tipo de casquilho.

1. Os tipos de casquilho
Como já deverá saber, mesmo usando a iluminação tradicional, existem vários tipos de casquilho.
Por norma, estes casquilhos são referidos com recurso a uma letra e um número, sendo que, em alguns casos, se soma ainda a esta nomenclatura uma outra letra.
Neste tipo de nomenclatura, a primeira letra do nome refere-se ao formato que o casquilho terá. Já o número é a representação, em milímetros, do seu diâmetro. No caso de existir uma segunda letra, esta refere-se ao número de contactos ou pinos que a respetiva lâmpada tem.
O caso sobre o qual nos debruçamos é o E27 (o tal que chamamos de “casquilho grosso”). Neste caso, o E surge para que distingamos a lâmpada como tendo um casquilho de rosca, enquanto que o número 27 é indicativo dos 27 milímetros de largura do mesmo.

2. O apelo das lâmpadas LED
Hoje em dia, as lâmpadas LED começam a entrar na mente do comprador como uma opção mais económica a médio e longo prazo.
Desta forma, cada vez mais, as pessoas procuram adaptar-se a esta nova forma de iluminação LED, apostando nela quer para as zonas de trabalho (onde podem colocar uma luz mais fria), como para as zonas de lazer (onde se adequam as luzes de tons mais quentes) e até para iluminação de foco e de presença.
De facto, cada vez mais a iluminação LED se torna versátil. Novos formatos e formas de adaptador existem mas convivem, já, com opções mais diretas e fáceis de utilizar como uma lâmpada normal.

3. A evolução das lâmpadas LED
No que respeita aos casquilhos, a verdade é que hoje em dia já é possível encontrar no mercado várias opções de lâmpadas LED com todo o tipo de casquilho.
Entre as opções, encontrará também as lâmpadas LED E27, que se adequarão ao mesmo espaço onde mantém a sua lâmpada convencional.
As lâmpadas LED provam, cada vez mais, que podem adaptar-se às eventualidades da vida quotidiana de todos, trazendo consigo inúmeras vantagens e incontáveis mais-valias, que se somam a uma versatilidade de oferta e de utilização.


× Em que podemos ajudar?