O Porto de Aveiro tem uma história muito peculiar, comparando com os restantes portos portugueses, pois, ao contrário do que é habitual, a Barra foi criada longe de um centro populacional, neste caso, de Aveiro.
Os esforços de abertura e gestão da Barra de Aveiro refletem-se na organização institucional que, desde 1755 até à atualidade, se tem verificado, nomeadamente com a Administração do Porto de Aveiro (APA).
A Administração do Porto de Aveiro (APA), demonstra preocupação na Eficiência Energética, substituindo a sua Iluminação Pública por Iluminação LED.
APA, passa a dar mais importância à Iluminação Pública com respeito pelas boas práticas de iluminação e uso de luminárias mais eficientes.
A Luminária DUBLIN, usada na circulação rodoviária é substancialmente beneficiada pela perceção nítida dos obstáculos e pelo conforto visual que garante ao automobilista.
A Luminária VENEZIA, instalada nos parques de estacionamento e vias pedonais, permite a circulação de pessoas e bens durante a noite com conforto e segurança.
Investir na Iluminação Pública a LED, é antes de mais, apostar na segurança, no conforto e na confiança que aquela pode induzir.